A Nielsen, que levanta e consolida dados de audiência e comportamento de consumo nos Estados Unidos, publicou um estudo que aponta as preferências do ouvinte de rádio em relação à formatos naquele país. Os chamados “News/Talk” e “AC” (equivalente a adulto-contemporâneo” estão na preferência da maioria dos ouvintes, mas esse consumo varia muito com a idade do público pesquisado.

Com base na medição PPM, medição portátil por pessoa realizada pelo instituto, o “News/Talk” alcança uma marca de 9.9%, seguido de 7.7% do adulto-contemporâneo, marcas de 2017 que são superiores aos valores registrados nos anos anteriores. O “Country”, gênero muito popular nos Estados Unidos, aparece em terceiro no levantamento, com 7.6%, sendo a mesma pontuação alcançada pelo formato Pop CHR (equivalente ao “top40-Pop” no Brasil).

Alguns detalhes importantes no levantamento: a ordem de preferência pode alterar conforme a idade do público. Por exemplo: o Pop CHR tem a preferência dos “Millennial”, público de 18 a 34 anos, e também dos públicos mais novos em relação à essa faixa, apesar do formato ter perdido posição no geral em relação a 2016. 

Formatos como “Urban Contemporary” (que compreende gêneros musicais como o “hip hop”) também são muito populares entre os mais jovens, mas o comportamento vai mudando conforme o público envelhece, passando a consumir mais o formato “News/Talk” (jornalismo) de rádio.

Brasil acompanha tendências - Os números nos EUA são sempre acompanhados com atenção pelo mercado brasileiro, pois o rádio tem se mostrado como o veículo de maior alcance de consumo naquele país, apesar dos avanços de novas mídias e dispositivos (a maioria ligada à internet). O alcance do rádio nos Estados Unidos, que é um país continental como o Brasil, chega a 93% segundo a Nilsen (índice superior quando comparado por aquele medido pelo Kantar Ibope Media em 13 regiões brasileiras, apesar dos valores não serem distantes e à diferenças no modo de aferir esses números quando se compara os dois países).

RCR/TudoRádio